Alguns eventos organizados pelo Núcleo Onetti

ALGUNS EVENTOS ORGANIZADOS PELO NÚCLEO ONETTI


– ano 2015 –

Conferência com o professor e pesquisador da Universidade de Buenos Aires e do CONICET Jorge Monteleone

No início das atividades acadêmicas de 2015, o Núcleo Onetti e o Programa de Pós-graduação em Literatura da UFSC convidaram alunos e professores da instituição para assistirem a conferência realizada no dia 03 de fevereiro pelo professor Jorge Monteleone. Com o tema “Literatura argentina y destierro” o público pôde acompanhar uma exposição clara e ao mesmo tempo profunda sobre a forma como a questão do desterro marcou e segue marcando a produção intelectual e literária do país vizinho. Organizador da volumosa obra La Argentina como Narración, Monteleone expôs, na referida conferência, os dilemas suscitados em torno da problemática que parece ser central na origem e nos destinos da reflexão intelectual, marcadamente política, da Argentina.

 

 

 

 

 

 

 

– ano 2014 –
Colóquio Internacional: Cortázar 100 anos (1914 -2014)


No centenário do escritor argentino Julio Cortázar, o Núcleo Onetti organizou uma homenagem com colóquio internacional, mostra de cinema e exposição de cartuns. A programação incluiu conferências de convidados especiais, entre os quais o biógrafo de Cortázar, o pesquisador, jornalista e crítico argentino, Jaime Correas, o artista plástico e cartunista, Miguel Rep, autor da exposição do painel Julio Florencio Cortázar, com 35 momentos que ilustram a vida do escritor, exposto na Fundação Badesc. O painel foi exibido pela primeira vez, no Salão do Livro de Paris, em abril de 2014. A conferência de abertura esteve a cargo do professor Raúl Antelo com o título: “Para que serve um escritor senão para destruir a literatura?” O evento teve apoio do Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGL/UFSC), do Departamento de Língua e Literaturas Estrangeiras (DLLE/UFSC), Secretaria de Cultura (SECULT/UFSC), Fundação BADESC e Consulado da Argentina.

 

– ano 2013 –
Mesa-redonda: Literatura e política - com os escritores Carlos Liscano e Martín Kohan


No dia 10 de abril, alunos do Programa de Pós-graduação em Literatura e a comunidade universitária em geral da UFSC tiveram a oportunidade de escutar as reflexões de dois importantes escritores contemporâneos da região do Prata sobre as estreitas e íntimas relações que atravessam a Literatura e a Política. O uruguaio Carlos Liscano e o argentino Martín Kohan, cada um a seu modo, teceram relevantes comentários acerca de suas respectivas produções literárias, e seus envolvimentos com o universo da política. Em especial, destacou-se uma série de questões ligadas ao contexto recente do período marcado pela presença dos regimes de governo ditatoriais no Uruguai e na Argentina. O evento contou com o apoio do PPGL/UFSC, do CCE/UFSC, do Consulado da Argentina, do Consulado do Uruguai e da Feira do Livro de Joinville.

 

Conferência: A Argentina como narração
com o pesquisador e professor Jorge Monteleone


Passada uma semana da presença marcante dos escritores Carlos Liscano e Martín Kohan, foi a vez do crítico e professor Jorge Monteleone, no dia 17 de abril, realizar uma notável conferência sobre a tradição literária argentina, em específico sobre o gênero narrativo. Monteleone é pesquisador do Conicet e professor da Universidad de Buenos Aires e foi responsável pela edição, seleção e estudo crítico da volumosa obra La Argentina como narración, publicada em 2011 pelo Fondo Nacional de las Artes. Em sua fala, enfatizou a necessidade de se pensar a história literária menos pelo viés cronológico e mais por meio da investigação de temáticas que insistem em retornar e recriar realidades. O evento teve apoio do Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGL/UFSC) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC).

 

Mesa-redonda: Literaturas argentina e uruguaia: aproximações e diferenças com Roberto Ferro e Hebert Benítez Pezzolano


No dia 17 de junho, Roberto Ferro, professor da Universidad de Buenos Aires, e Hebert Pezzolano, professor da Universidad de la República, dois especialistas no campo literário argentino e uruguaio respectivamente, foram os convidados do Núcleo Onetti para falar sobre as “aproximações e diferenças” envolvendo ambas tradições literárias. Numa conversa bem humorada os dois professores brindaram o público manifestando suas ideias num percurso que destacou momentos significativos da história literária destas duas nações irmãs. O evento recebeu apoio do Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGL/UFSC) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC).

 

– ano 2012 –
Ciclo de palestras e debates – Malvinas, mar e meio ambiente


No ano de 2012 o Núcleo Onetti convidou dois dos maiores pensadores críticos argentinos da contemporaneidade para palestrarem sobre política e meio ambiente, numa perspectiva que ultrapassou as fronteiras restritas desses campos de saber. Com o objetivo de provocar um debate sobre a necessidade de preservar a paz, a desmilitarização e o respeito ao meio ambiente no Atlântico Sul, o sociólogo Horácio Gonzales e o filósofo Edgardo Castro instigaram um público heterogêneo, composto de estudantes de várias áreas das Ciências Humanas e Letras. No dia 10 de maio Gonzales apresentou a conferência: “Literatura e política a partir das Malvinas”, e no dia 29 do mesmo mês Edgardo Castro palestrou sobre o tema da “Soberania e territorialidade: considerações biopolíticas”. O evento teve o apoio do Núcleo de Estudos Literários e Culturais (NELIC/UFSC), da Secretaria de Cultura e Arte (SECART/UFSC) e do Programa de Pós-graduação em Literatura da UFSC.

 

– ano 2011 –
Conferência com professores convidados da Universidad Nacional de Mar del Plata



Junto com o Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGL/UFSC) e o Núcleo de Estudos Literários e Culturais (NELIC/UFSC), o Núcleo Onetti promoveu no mês de setembro de 2011 duas conferências com professores convidados da Universidad Nacional de Mar del Plata. No dia 27 a Prof. Dra. Nancy Fernández ministrou a conferência: “Arturo Carrera o la orfebrería de la sensibilidade” e no dia 28 foi a vez do professor Edgardo Berg falar sobre “Juan José Saer y los usos de la tradición nacional”. Junto às conferências foram apresentados os livros: La poesia de Arturo Carrera. Antologia de la obra y de la crítica (org. Nancy Fernandez e Juan D. Winter) e Papeles en progreso. Usos y relectura de la tradición en la literatura argentina (org. Edgardo Berg).


Conferência: Octavio Paz: el poema como caminata
com o Prof. Dr. Hugo Verani



No dia 27 do mês de novembro de 2011 o Núcleo Onetti, junto com o Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGL/UFSC) e o Núcleo de Estudos Literários e Culturais (NELIC/UFSC), convidou a comunidade acadêmica da área de Letras para ouvir o professor Hugo Verani ministrar a conferência Octavio Paz: el poema como caminata. O professor Hugo é doutor em Filosofia e Letras pela Universidade de Wisconsin, Madison, Professor Emérito da Universidade da Califórnia e Professor pesquisador na Universidade de Notre Dame. Publicou numerosos ensaios em distintos idiomas. Entre outros, publicou os seguintes livros: Onetti: el ritual de la impostura, La hoguera y el viento: José Emilio Pacheco ante la crítica, Octvio Paz: el poema como caminata. No dia 28 o professor Hugo participou também de uma palestra conjunta com a Prof. Dra. Liliana Reales: um “Conversatório sobre Juan Carlos Onetti”.


I Simpósio Internacional de Literatura Juan Carlos Onetti
Os anos de Onetti na Espanha


Na semana do dia 21 a 25 de novembro, o Núcleo Onetti junto ao curso de Cinema da UFSC organizou a Mostra de cinema argentino que abriu as atividades da 4ª Semana ousada de artes UFSC/UDESC. Foram exibidos os seguintes títulos: Mercado de Abasto (1995) de Lucas Demare; Luz de invierno (2005) de Alejandro Arroz; Juan Moreira (1973) de Leonardo Flávio; Histórias Mínimas (2002) de Carlos Sorín; Iluminados por el fuego (2005) de Tristán Bauer; e Detrás del sol, mas cielo (2007) de Gastón Gularte. A exibição dos filmes foi seguida com comentário e debate de especialistas convidados.

 

– ano 2010 –
Ciclo de cinema colombiano: A diáspora colombiana


O Núcleo Onetti promoveu a exibição do Ciclo de cinema colombiano nos dias 17, 18 e 24 de março. Foram projetados no auditório do Centro de Comunicação e Expressão os seguintes filmes: La desazón suprema: retrato incesante de Fernando Vallejo (2003) de Luis Ospina, Los niños invisibles (2001) de Lisandro Duque, Cóndores no entierran todos los días (1983) de Francisco Norden, e o curta-metragem Pequeñas voces (2003) de Eduardo Carrillo. O evento ainda contou com uma conferência de abertura intitulada “El Pueblo como lo Real: hacia una genealogia del cine latinoamericano” proferida pelo Prof. Dr. Gonzalo Aguilar, especialista em cinema e catedrático de Literatura Brasileira na Universidad de Buenos Aires. Os apoiadores do evento foram o Instituto Cervantes de Florianópolis, o Curso de Cinema e o Departamento de Língua e Literaturas Estrangeiras da UFSC.

 

Homenagem ao escritor Miguel Delibes: Cinco horas con Mario


O Núcleo Onetti, em parceria com o Instituto Cervantes de Florianópolis, apresentou a obra Cinco horas con Mario do autor espanhol Miguel Delibes. No dia 30 de abril, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão, o público universitário pôde desfrutar da encenação do monólogo na interpretação da atriz espanhola Victoria Peña. O espetáculo mostra um retrato meticuloso, às vezes cruel, às vezes jocoso, mas sempre terno, do espírito da Espanha do pós-guerra e do difícil momento de despertar à modernidade nos anos 60. Miguel Delibes, falecido em março de 2010, é um dos autores mais conhecidos e prolíferos na língua castelhana. Sua extensa obra situa-se especialmente em uma Castilha rural e em suas cidades provincianas. Sua produção serviu para produção de roteiros para o cinema e televisão.  

 

Mostra de cinema argentino


No mês de setembro de 2010, antecedendo ao Simpósio Internacional de Literatura argentina, o Núcleo Onetti e o Programa de Pós-graduação em Literatura da UFSC (com a colaboração dos professores, do referido Programa, Raul Antelo e Felipe Soares) organizaram a Mostra de cinema argentino. Com o tema Tradição e anomalia, o evento teve como objetivo trazer à tona uma cinematografia pouco conhecida do público brasileiro. Diretores de reconhecido prestígio pela crítica do cinema argentino tiveram algumas de suas produções exibidas na mostra: Leopoldo Torre Nilsson, com La casa del ángel e El hijo del Crack e Fernando Solanas com La hora de los Hornos, por exemplo. O ganhador do Oscar El secreto de sus ojos, de Juán Campanella, fechou a mostra que contou com mais de 20 filmes.

 

Simpósio Internacional de Literatura Argentina em seu Bicentenário
As bibliotecas insaciáveis



Com o tema As bibliotecas insaciáveis, o Simpósio Internacional de Literatura Argentina em seu Bicentenário convidou pesquisadores e críticos brasileiros e estrangeiros a pensar a produção literária, ensaística e crítica do país vizinho na perspectiva do marco de celebrações dos dois séculos de sua história. O evento iniciou com a conferência de abertura: “Três imersões fugazes (Ensaio, cleptomnesis, desprendimento)”, de Noé Jitrik, professor titular da Universidad de Buenos Aires e um dos nomes mais respeitados da crítica literária argentina. Estiveram reunidos na UFSC os mais reconhecidos pesquisadores da área da Argentina, Brasil e Estados Unidos para discutir as singularidades da literatura argentina nos seus dois séculos de história e as possibilidades de diálogos com a literatura brasileira e latino-americana. Dentre os especialistas e críticos literários conferencistas no evento, destacam-se os nomes de Roberto Ferro (Universidad de Buenos Aires), Gabriela Nouzeilles (Princeton University), Nuria Gironda Fibla (Universidad de Valencia), Jorge Monteleone (Conicet – Argentina), Daniel Link (Universidad de Buenos Aires) e Raúl Antelo (UFSC). Paralelamente ao Simpósio ocorreram ainda a Mostra Fotográfica: o que é um autor? e o Colóquio Internacional Tempo e Movimento. Os eventos foram organizados em parceria com o Núcleo de Estudos Literários e Culturais (NELIC/UFSC) e contou com o apoio de SECART/UFSC, PRPG/UFSC, CCE/UFSC, FAPESC, CNPq e Ministério das Relações Exteriores da Argentina.

– ano 2009 –
I Simpósio Internacional de Literatura Juan Carlos Onetti
Os anos de Onetti na Espanha


No centenário do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti (1909–1994), promovemos o I Simpósio Internacional de Literatura Juan Carlos Onetti, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2009. Com o tema: Os anos de Onetti na Espanha, o evento almejou refletir sobre a produção do escritor durante seus quase vinte anos de exílio na Espanha, entre 1975 e 1994. O Simpósio reuniu reconhecidos críticos e escritores estrangeiros e pesquisadores brasileiros. Estiveram presentes: Noé Jitrik e Roberto Ferro, da Argentina; Daniel Balderston e Hugo Verani, dos Estados Unidos; Eduardo Becerra e Francisca Noguerol, da Espanha; Ana Inés Larre Borges, do Uruguai; e o escritor e vice-ministro de Educação e Cultura do Uruguai, Carlos Liscano. A participação brasileira contou com a presença, entre outros, de Wladimir Garcia, Raul Antelo, Jair Fonseca, Walter Costa, Liliana Reales e o escritor Tabajara Ruas. O evento contou com o apoio da PRPG/UFSC, CCE/UFSC, FAPESC, SECART/UFSC, CAPES, IELA/UFSC, Instituto Cervantes/Florianópolis e Livrarias Catarinense.
Núcleo Onetti